sábado, 17 de março de 2012

Ilha de Cozumel

QUER VIAJAR?
Que tal ir para o paraíso!!!

Ilha de Cozumel México

Se as cores e os ritmos mexicanos sempre a seduziram, então a Praia de Cozumel não lhe fica nada atrás! A beijar a costa da Riviera Maia, o paraíso em estado tropical é todo seu, propondo banhos no mar de manhã à noite, a caça às conchas, os passeios à beira água, o nascer e o pôr-do-sol. Ah, e tem o segundo maior recife coral do mundo…



História da ilha

Durante a época pré-hispânica, Cozumel era um importante santuário maia.   Mais concretamente, era um santuário dedicado a Ixchel, a deusa da fertilidade do Povo Maia. Cozumelpertencia à região de Escab e a sua importância residia na existência do seu templo maia, motivo pelo qual existiam incessantes movimentações de peregrinos, que vinham até aqui pedir ajuda à deusa Ixchel. 


Em 1518, os espanhóis, comandados por Juan de Grijalva chegaram à ilha, tendo, assim começado o denominado Período Hispânico. Até este momento, Cozumel encontrava-se a viver o seu período de máximo esplendor e apogeu.


Depois da chegada dos espanhóis, já no século XVI, a população da ilha aumentou, fruto em muitos casos de casamentos entre mestiços entre espanhóis e indígenas, embora os Maias nunca tenham deixado de se defender contra esta invasão. Cozumel sofreu também outro tipo de invasões, pois sendo uma ilha situada nas Caraíbas, e como não podia deixar de ser, serviu de refúgio a piratas durante os séculos XVI, XVII e XVIII. Não é por acaso que consta que o famoso pirata inglês Henry Morgan se encondeu muitas vezes nesta ilha. 












O que dizer desse paraiso!!!


Espetacular


A ilha em nada se parece com Cancun em termos de infra estutura, mesmo vivendo quase que exclusivamente de turismo também. A grande diferença está no clima de cidade do interior, que se percebe logo na chegada com a diferença das ruas (agora estreitas), do comércio (praticamente todo em lojas de rua), dos restaurantes (quase todos típicos) e da menor quantidade de hotéis e resorts vistos no trajeto ao hotel.

















Localização

Fica situada perto da costa oriental da península de Iucatã. Está coberta por um espesso bosque e possui abundante pesca. Sua principal atividade é o turismo, apresentando uma indústria hoteleira desenvolvida. Possui um aeroporto.
Localizada no Caribe mexicano, Cozumel é uma ilha plana composto de rocha vulcânica porosa. A elevação natural mais importante da ilha é inferior a 100 m. O cenotes formado pela infiltração de água através da rocha pedra há milhares de anos podem ser exploradas através de actividades como a natação ou mergulho, pode apreciar diversas espécies marinhas.
A ilha é de cerca de 48 km de norte a sul e 16 km de leste a oeste, tornando-se a terceira maior ilha do México após o Isla Tiburón, no estado de Sonora e Isla Angel de la Guarda na Baja California. Localizado a 20 km a leste da Península de Yucatán, e 60 km ao sul de Cancún, tem uma área de 647,33 km² e 1208 km² em comparação com o a Isla Tiburón e 895 km² da Isla Angel de la Guarda.

A cidade não é muito grande, mas tem diversas opções de hospedagem, alimentação e lazer para todas as idades.
Cruzeiros que chegam todos os dias (menos aos domingos) na ilha e de avião. A quantidade de navios na cidade é muito grande, a cada dia ancoram em média quatro cruzeiros pela manhã e partem no inicio da noite, já os aviões são em sua maioria de vôos fretados vindos dos EUA e Europa, mas também possui a MayAir que faz voos de Mérida e Cancun para Cozumel (http://www.mayair.com.mx).
Como a maior parte dos turistas que vão a Cozumel são passageiros dos cruzeiros, o preço da hospedagem é bem abaixo dos valores cobrados em Cancun.  Os hotéis da ilha também são no sistema all-inclusive, permitindo que o hóspede fique todo o tempo que quiser no hotel sem se preocupar com alimentação e lazer, já que está tudo incluído. Todo o transporte é feito basicamente em taxis e que não possuem taxímetro, ou seja, você combina antes o valor da corrida. Também é possível alugar jipes e motos do tipo scooter para andar por todos os lugares. Dependendo do hotel em que você se hospedar (se for mais próximo do centro) é possível fazer tudo a pé mesmo.


No azul profundo...

Um senhor certa vez ranqueou Cozumel entre os cinco melhores pontos de mergulho do mundo. Pela vida marinha e incrível visual de seus corais. Não sei se já ouviram falar neste senhor, ele se chama Jacques-Yves Cousteau. A segunda grande barreira de corais do mundo passa por suas águas transparentes. A visibilidade pode facilmente passar de 50 metros, peixes multicoloridos e todo tipo de vida marinha pode ser encontradas. Desde minúsculos Nudibranqueous até moréias que de tão grandes dão mais medo que os tubarões que são avistados com facilidade nos arrecifes. Alem de tartarugas, raias, lagostas pré-históricas e peixes endêmicos como o peixe gato. A característica marcante do mergulho em Cozumel é que os mergulhos são em “drift”, ou seja, em correnteza. Você não precisa bater as nadadeiras durante o mergulho, basta deixar se levar pela corrente e contemplar a natureza passar por você literalmente. Para parar de nadar, por exemplo, basta bater pernas para o lado contrario ou se esconder atrás de um recife e pronto. Assim você consegue bater uma foto ou admirar algum animal. As embarcações ficam a deriva acompanhando os mergulhadores pela superfície. Ao termino do mergulho, basta submergir que o barco estará por perto. 



E aí, ainda está pensando...

Não pense mais, se está planejando uma viajem para ficar na história da sua vida, esse é o lugar cenário lindo e inesquecível, assim é Cozumel, uma ilha difícil de percorrer por completo em pouco tempo, pois são 60 km de extensão. Quem gosta de mergulho precisa conhecer a ilha porque é lá que está a segunda maior barreira de corais do mundo, fazendo com que mergulhadores tenham uma agradável surpresa visual ao encontrar grande diversidade de vidas marinhas.
Além de praticar esportes, curtir o mar tranquilo e relaxar, outras atrações turísticas são: o Museu da Ilha de Cozumel, o Farol de Celarain, o Sítio arqueológico San Gervasio e o Ecoparque Punta Sur, Se você só estava querendo viajar agora você tem certeza que seu destino é esse paraíso.


Alcione Queiroz





2 comentários:

  1. oi amiga adorei seu blog..to curtindo muitoooooo.bjss

    ResponderExcluir
  2. Que Bom fico feliz, estou colocando matérias que eu gosto então espero que quem passar por aqui tb gostem rsrs bjss

    ResponderExcluir